top of page
Buscar
  • Foto do escritorCarina de Góes

Coração Não Dividido Floresce Na Fé

Atualizado: 3 de dez. de 2023

Fé é uma palavra pequena, mas com um significado gigante. Crer é um dos pré-requisitos para que alguém possa viver as promessas de Deus. Há algo que é responsabilidade do homem nesse processo, e isso é: ter fé. Fé não é um sentimento, mas uma disponibilidade do coração.

Em Números 13 Moisés envia os 12 líderes das tribos de Israel a fim de que eles relatassem as condições da terra. Os líderes viram que a terra era muito boa, mas teriam que conquistá-la pois havia povos fortes e gigantes como inimigos. Com medo, 10 dos líderes enviados divulgaram um relatório negativo sobre a empreitada. Semelhantemente, nos sentimos como esses homens. Enfrentamos desafios gigantescos e que aos olhos humanos são impossíveis de serem superados. E quantas vezes desmotivados desanimamos as pessoas ao nosso redor da mesma forma que os 10 desanimaram o povo de Israel.

Entretanto, dois líderes não ficaram amedrontados diante dessa situação, e foram eles: Josué e Calebe.


Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que haviam observado a terra, rasgaram as suas vestes e disseram a toda à comunidade dos israelitas: "A terra que percorremos em missão de reconhecimento é excelente. Se o Senhor se agradar de nós, ele nos fará entrar nessa terra, onde manam leite e mel, e a dará a nós. Somente não sejam rebeldes contra o Senhor. E não tenham medo do povo da terra, porque nós os devoraremos como se fossem pão. A proteção deles se foi, mas o Senhor está conosco. Não tenham medo deles! "

Números 14:6-9


Obviamente, somente pela capacidade humana não venceremos muitas situações, pois elas estão além da nossa força. Não basta um “pensamento positivo” para modificar uma realidade ou um coração. Um ser humano não tem esse poder, e quanto antes ele se der conta disso, melhor. Josué e Calebe sabiam dessa verdade e por isso, não se rebelaram contra o Senhor, antes permaneceram firmes na fé e confiaram que o Senhor era fiel para cumprir a promessa feita ao povo.

Portanto, aprendemos que uma postura de fé transforma a situação. Os olhos da fé nos fazem ver além dos desafios, eles olham para o Autor e Consumador da nossa fé, Jesus Cristo. E Ele é capaz de fazer muito além do que pensamos. Então, Deus dá o seguinte veredito ao povo de Israel:


Nenhum deles chegará a ver a terra que prometi com juramento aos seus antepassados. Ninguém que me tratou com desprezo a verá. Mas, como o meu servo Calebe tem outro espírito e me segue com integridade, eu o farei entrar na terra que foi observar, e seus descendentes a herdarão.

Números 14:23,24


Todo o povo de Israel tinha a promessa de entrar na terra de Canaã, mas somente Josué, Calebe e a descendência deles puderam entrar e viver na terra prometida. Isso nos mostra que nossa postura de fé definirá o que viveremos no Senhor. Por isso, devemos nos perguntar - quem sou eu hoje: o povo que morre no deserto ou aquele que viverá as promessas?

É uma escolha. Assim como, Calebe e Josué seguiram ao Senhor com inteireza de coração, seguir Jesus integralmente é a chave para uma vida cristã genuína. Logo, diante dos desafios não se atente ao tamanho deles, mas a grandeza do Senhor, pois Aquele que prometeu é fiel para cumprir. Lembre-se - Coração não dividido floresce na fé.



29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page