top of page
Buscar
  • Foto do escritorCarina de Góes

Fé e Sofrimento

Atualizado: 22 de mai.

Através das dificuldades e momentos de tristeza tenho aprendido algumas coisas importantes que gostaria de compartilhar com você leitor. Um aprendizado em meio a dor nunca será fácil, nem confortável ou legal, o pecado de um homem tornou essa a dura realidade de todos os outros, a dor é inevitável, porém para aqueles que tem a Cristo como seu Senhor e Salvador, a aflição é por enquanto. E para aqueles que ainda não creem, esse pode ser o momento da mudança, continue lendo e abra o seu coração.

Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos. 2 Coríntios 5:7


  • A dor é um mistério

Em um dos livros mais antigos da Bíblia chamado Jó, nos retrata as diversas e profundas aflições que esse homem passou, apesar de ser íntegro e fiel a Deus. Jó perdeu todos os filhos, sua saúde, bens materiais, seus amigos tentavam explicar o porquê de tudo isso acusando-o, e ainda não foi consolado por sua esposa, mas apesar de todas essas dificuldades Deus estava com ele.

Em meio ao desespero Jó questionou a Deus qual era o motivo de tantas desgraças em sua vida, ele sabia que permanecia temente e fiel, mas Deus não respondeu suas perguntas. Ao longo do livro são capítulos de sofrimento, questionamentos, acusações, solidão na alma por falta de consolo das pessoas próximas e resposta de seu Criador. Nos capítulos finais Deus conversa com Jó, Ele não responde uma só de suas perguntas, mas demonstra Sua grandeza e que é o grande "Eu Sou" e isso foi suficiente para ele, Jó diz no final "Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram". Jó 42:5


Deus está presente embora muitas vezes na dor não sintamos a Sua presença, podemos não entender as razões ou obter respostas diante do sofrimento, mas Ele está ao lado de cada um de nós em nossos piores momentos. O melhor a fazer é entregar a dor, quantas vezes forem necessárias, nas mãos que foram perfuradas por nos amar.

Saiba que Jesus te conhece pessoalmente, Ele foi um homem de dores enquanto esteve conosco, por isso pode nos entender completamente ainda que as pessoas não compreendam, Ele compreende e deseja estar com um coração cansado e abatido.


  • A fé é uma luta

"Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo." 1 Pedro 1:7


Nossa fé é provada e ela é mais preciosa que o ouro! Andar pela fé é a luta que vale a pena ser lutada, é o combate que determinará nosso destino eterno e precisamos nos dedicar a isso.

Como temos certeza do Seu cuidado e amor apesar de os sentimentos e pensamentos dizerem o contrário?

Escolhemos crer. Ele disse em Sua Palavra, em Hebreus 11:1 "Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos", através da fé vivemos essa verdade, mas se tivermos falta de fé podemos pedi-la em oração! Ou cremos na Palavra de Deus e vivemos por ela, ou nos deixamos levar pelas situações, e as situações ora estão boas e ora, tudo desmorona, quem pensaria que estaríamos vivendo dessa forma em 2021? Poucos anos atrás isso seria impensado, mas hoje é a realidade mundial.

Portanto, a fé é imprescindível para viver e agir de acordo com a mente de Deus, e a fé tem a ver com ação, ela não é uma emoção ou algo passageiro. Em situações que tudo parece de "cabeça para baixo" Deus ainda é soberano e Rei sobre a sua vida.


  • A Palavra é o meio

A vida de Jesus nos mostra isso, aos olhos humanos Jesus não era ninguém. Os judeus ansiavam por um salvador e rei para ser o Messias (enviado de Deus), eles desejavam um reinado aqui na terra de poder contra os seus inimigos, como foi no tempo do rei Davi, porém, aos olhos de Deus e de Sua Palavra Jesus é Rei desde o princípio, de eternidade em eternidade, apesar de não haver indícios naturais do Seu reinado.


A Palavra aponta para Jesus desde o princípio, mas os homens não o reconheceram como Rei, apesar das promessas de Sua vinda e dos milagres que o seguiam.


Jesus quando tentado por Satanás no deserto respondeu com a Palavra Se és o Filho de Deus, manda a estas pedras que se transformem em pão.” Mas Jesus respondeu: Não! Porque as Escrituras dizem:

‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus'. Jesus nos mostra como resistir aos momentos difíceis e tentações, vivendo a Palavra.

Se não a conhecemos, cremos e a colocamos em prática, não vivemos nossa fé e ela não tem efeito em nossas vidas, ou seja, não temos nada!


  • Resultado: Vida em abundância

Há uma grande luta para crermos na Palavra e crer nos leva a viver por meio dela. É fato que nos momentos de aflição a luta é ainda mais forte pois, nossas emoções não estão boas, o medo e a ansiedade nos invadem, o panorama não é bom e não há perspectivas otimistas, mas precisamos crer no que a Palavra diz e não confiar somente no que vemos ou sentimos.


Jesus antes do momento mais difícil de Seu ministério orou no Getsêmani “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres”. Getsêmani significa “prensa de azeite”, ou seja, local de esmagamento do suco de fruta, para Ele é o lugar que foi prensado, onde bebeu o cálice do sofrimento, Deus ouviu a oração de Jesus, mas não o livrou do sofrimento.

Quem imaginaria que do sofrimento de Jesus viria a Vida em abundância, vida eterna para todo o que crê, liberdade do pecado, liberdade para amar aquele que nos ofende? Mesmo sabendo de tudo isso desde o princípio Jesus sofreu, suportou por amor e pela alegria de sermos dEle um dia "Tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus". Hebreus 12:2. Olhe para Jesus é possível lutar pois, Ele já venceu e com Ele venceremos também.


Há uma porção de sofrimento para cada um de nós aqui desse lado do paraíso e não há como fugir, diante disso a melhor escolha é estar nas mãos que moldam tudo inclusive o nosso coração, Ele diz que tudo coopera para o bem daqueles que O amam, de acordo com o Seu propósito.

Não é fácil entregar a dor, mas se tornou possível quando Jesus trilhou esse caminho, podemos oferecer o sofrimento como um sacrifício de louvor a Deus, lutando através da fé, crendo e confiando na Palavra, pois o resultado será Vida em abundância, agora e por toda a eternidade.


"Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou". Apocalipse 21:4


Com carinho,

A Semeadora.







44 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
camilamc.mila
camilamc.mila
10 de abr. de 2021

Muito lindo esse texto, acho que daria mais textos sobre cada um dos pontos 😍 obrigada por dividir seu conhecimento!

Curtir
Carina de Góes
Carina de Góes
10 de abr. de 2021
Respondendo a

Boa ideia Mila! ♥️

Curtir
bottom of page