top of page
Buscar
  • Foto do escritorCarina de Góes

Fidelidade Atada ao Coração

Atualizado: 22 de mai.

Oi pessoal!


Estou lendo I Reis e gostaria de dividir essa passagem com o intuito de refletirmos e tirarmos lições para as nossas vidas. Confesso que ainda estou pensando nessa passagem e não consigo ir além na leitura do devocional que me propus hoje, porque entendi que deveria vir aqui conversar com vocês.


O reinado de Salomão ocorreu logo depois da morte de seu pai, o rei Davi. Salomão foi filho de Bate-Seba e antes da morte de Davi recebeu instruções de seu pai acerca de permanecer fiel ao Senhor e em consequência disso, haveria sempre prosperidade em Israel e um descendente de Davi no trono, ou seja, há promessas de Deus para a descendência de Davi desde que a condição de fidelidade ao Senhor de todo o coração e alma, fosse mantida.

Ele construiu o templo, teve paz em seu reinado, sua sabedoria excedia de forma que não houve rei igual durante toda a sua vida, foi coroado com riquezas e fama, seus anos seriam prolongados se a fidelidade ao Senhor estivesse atada no seu pescoço e em seu coração. Homens de todas as nações vinham ouvir a sabedoria de Salomão, entretanto, o rei pleno de toda virtude da terra e de qualidades vindas de Deus, como o discernimento, justiça e sabedoria começa a ter o seu coração dividido por outro amor.


Salomão aliou-se ao faraó, rei do Egito, casando-se com a filha dele...

Salomão amava o Senhor, pois andava de acordo com os decretos do seu pai Davi; todavia oferecia sacrifícios e queimava incenso nos lugares sagrados. 1 Reis 3:1,3


Apesar de amar ao Senhor seu coração começou a ser dividido pois se aliou ao rei do Egito e se casou com sua filha. Algumas vezes Deus falou diretamente com o rei e Ele sempre reiterava que a fidelidade de todo o coração era a condição para as suas bênçãos.

Imagina estar "cara à cara" com o Criador do universo? Além disso "Deus deu a Salomão sabedoria, discernimento extraordinário e uma abrangência de conhecimento tão imensurável quanto a areia do mar... Ele compôs três mil provérbios, e os seus cânticos chegaram a mil e cinco. Descreveu as plantas e animais", como está em 1 Reis 4:29-34.

Salomão teve tudo que um homem poderia receber de Deus na Terra mas não foi o suficiente para satisfazer os seus desejos e vontades, ele amou mais a si e aos prazeres do que ao seu deus. O deus que Salomão tinha no coração era ele mesmo, assim o único e verdadeiro Deus, por meio de quem tudo se fez, foi trocado por criaturas pecadoras, falhas e pó da terra.

O que as mulheres poderiam dar a Salomão era um momento, momentos de prazer que custou a eternidade, ele trocou algo passageiro por algo eterno. O rei idolatrou a si mesmo, suas mulheres o conduziram a outros deuses e a perdição total foi uma questão de tempo.


O rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha do faraó. Eram mulheres moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hititas.

Elas eram das nações sobre as quais o Senhor tinha dito aos israelitas: "Vocês não poderão tomar mulheres dentre essas nações, porque elas os farão desviar-se para seguir os seus deuses". No entanto, Salomão apegou-se amorosamente a elas.

Casou com setecentas princesas e trezentas concubinas, e as suas mulheres o levaram a desviar-se.

À medida que Salomão foi envelhecendo, suas mulheres o induziram a voltar-se para outros deuses, e o seu coração já não era totalmente dedicado ao Senhor, o seu Deus, como fora o coração do seu pai Davi.

Ele seguiu os postes sagrados, a deusa dos sidônios, e Moloque, o repugnante deus dos amonitas.

Dessa forma Salomão fez o que o Senhor reprova; não seguiu completamente o Senhor, como o seu pai Davi. 1 Reis 11:1-6


Salomão cometeu o pecado de idolatria, ele colocou a si mesmo acima de Deus. Em 1 Corintios 10 versículo 7 Paulo exorta a igreja contra esse pecado, "Não sejam idólatras, como alguns deles foram, conforme está escrito: "O povo se assentou para comer e beber, e levantou-se para se entregar à farra" e nos versículos 13 e 14 do mesmo capítulo, "Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar. Por isso, meus amados irmãos, fujam da idolatria."

Portanto, não se entreguem aos seus próprios desejos e vontades pois assim estará cometendo o pecado de idolatria e isso te levará aos caminhos de morte, a luta mais importante a ser lutada é essa tirar você mesmo do trono do seu coração e depois colocar o Senhor para sempre!


Porque nisto consiste o amor a Deus: obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados. 1 João 5:3


Ouvi uma citação pertinente "Quem confessa tentação, não confessará pecado. Quem confessa fraqueza, não confessará fracasso.", esta aí o primeiro passo confessar a Deus, pedir ajuda à Aquele que tem todo o poder sobre os céus e sobre a Terra, e Ele é fiel para ajudar.

Amar a Deus é obedece-Lo e para isso precisamos pedir ajuda em oração, o amor precisa ser cultivado precisamos passar tempo com Ele, abrir nosso coração em oração, conhece-Lo em Sua Palavra e fugir da tentação é uma consequência de tudo isso. O jejum também ajuda muito, pois fortalece o espírito.


Salomão amou ao Senhor mas seu coração se dividiu e amou mais a si e aos prazeres desse mundo. E o seu coração, como está? Quem está em primeiro lugar? Você e seus sonhos? Seus desejos e vontades?

"Nada desse mundo é capaz de satisfazer um coração que foi feito para a eternidade". Ainda há tempo, volte-se agora para Jesus, Ele é capaz de te libertar de si mesmo!


Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração. Provérbios 3:3


Com carinho,

A Semeadora







61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page