top of page

Valores Corrompidos

  • Foto do escritor: Carina de Góes
    Carina de Góes
  • 3 de jun.
  • 4 min de leitura

Atualizado: 6 de jun.

Oi, pessoal!


Você sabe qual é o conceito de valor? De acordo com o dicionário Michaelis, um dos significados é "preço ou estimação por algo ou alguém". Então eu te pergunto: o que é importante para você? Pessoas antes de coisas? Vamos refletir sobre uma situação em que os valores perversos dos homens foram expostos, qual foi o resultado disso para eles e como essa lição se aplica a nós.


Gostaria de compartilhar sobre uma passagem que está em Mateus capítulo 8, a respeito da cura de dois homens na cidade de Gadara, que se encontravam endemoniados. Essa passagem também aparece em Marcos 5 e Lucas 8.


Atualmente, Gadara é chamada Umm Qais, cidade situada na Jordânia. Sua localização é ao sudeste do mar da Galileia e, na época de Jesus, era habitada predominantemente por não judeus. A população era majoritariamente composta por nobres, sendo, portanto, uma cidade rica e luxuosa.


Quando ele chegou ao outro lado, à região dos gadarenos, foram ao seu encontro dois endemoninhados, que vinham dos sepulcros. Eles eram tão violentos que ninguém podia passar por aquele caminho. Então eles gritaram: "Que queres conosco, Filho de Deus? Vieste aqui para nos atormentar antes do devido tempo? " A certa distância deles estava pastando uma grande manada de porcos. Os demônios imploravam a Jesus: "Se nos expulsas, manda-nos entrar naquela manada de porcos". Ele lhes disse: "Vão! " Eles saíram e entraram nos porcos, e toda a manada atirou-se precipício abaixo, em direção ao mar, e morreu afogada. Os que cuidavam dos porcos fugiram, foram à cidade e contaram tudo, inclusive o que acontecera aos endemoninhados. Toda a cidade saiu ao encontro de Jesus, e quando o viram, suplicaram-lhe que saísse do território deles. Mateus 8:28-34

Ao entrar na cidade de Gadara, Jesus e seus discípulos encontram dois homens endemoniados. De acordo com os outros evangelhos sinóticos (Marcos e Lucas), os homens viviam de forma miserável: moravam em sepulcros, eram violentos, haviam sido presos e escapavam porque nenhum poder humano podia detê-los. Ficavam gritando noite e dia, perambulando, feriam-se com pedras, andavam nus e estavam excluídos do convívio com outras pessoas, com seus familiares e com a sociedade. Viviam na miséria social, emocional e espiritual.


Então Jesus expulsa os demônios daqueles homens, tornando-os livres. Ao serem expulsos, os demônios vão habitar em uma manada de porcos, e estes se atiram precipício abaixo.


Os porcos eram considerados animais impuros de acordo com a lei levítica (Levítico 11:7-8). A presença de uma grande manada de porcos indica que este evento ocorre em uma região gentia, onde as leis alimentares judaicas não eram observadas. Esse cenário destaca as tensões culturais e religiosas entre judeus e gentios. O grande número de porcos também enfatiza a escala do evento e o potencial impacto econômico na comunidade local, já que os porcos eram animais valiosos para os gentios.


Após o milagre feito por Jesus, alguns homens vão ao centro da cidade comunicar aos demais o que havia ocorrido. E a resposta do povo frente ao milagre realizado foi: não queremos Jesus aqui.


O pedido para que Jesus fosse embora ressalta o medo e a incompreensão de Seu poder. A perda dos porcos, um recurso econômico significativo, provavelmente contribuiu para o medo e o desejo deles de que Ele se afastasse. Essa reação pode ser vista como uma rejeição ao poder transformador de Jesus, priorizando a perda material em detrimento do ganho espiritual.


Essa reação demonstrou os valores perversos da comunidade (e também de cada indivíduo ali), que preferiram seus porcos ao resgate de dois seres humanos. Preferiram seu dinheiro, seu estado atual, a pagar um preço por serem livres do mal. O mal de seus corações corruptos e da miséria humana que é colocar a si mesmos, seus prazeres e bens em primeiro lugar.


Entretanto, essa história revela um coração corrompido: que escolhe os bens ao invés da vida, que escolhe o medo ao invés da fé, que escolhe o conforto ao invés da libertação. Você está disposto a abrir mão dos seus porcos para que Ele transforme a sua vida e a das pessoas?


Falando sobre finanças, como você tem lidado com o dízimo e as ofertas? Tem conseguido contribuir com alegria? Tem investido tempo e dinheiro na obra do Senhor? Você apoia missionários, participa de missões urbanas, ora e contribui? Estende a mão quando precisam de você? Ao cuidar dessas coisas e das pessoas, você protege também o seu coração contra os valores distorcidos do mundo. Estar perto de Jesus transforma suas prioridades e faz com que você valorize mais a Ele e as pessoas!


Portanto, não se deixe contaminar pela cobiça das coisas desta Terra. Às vezes, a maior perda é não reconhecer o que realmente importa. Jesus está batendo à porta do seu coração todos os dias. Responda: sim, quero ser liberto e ser instrumento para investir em vidas, para a glória de Deus!



Com carinho,

A Semeadora



Envolva-se com Missões:






Referências: https://biblehub.com/



 
 
 

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Raul Peres de Góes
Raul Peres de Góes
Jun 04
Rated 5 out of 5 stars.

Amém!

Que o Senhor nos ajude a deixar os porcos e amarmos as pessoas.

Like
  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook

2021, A Semeadora por Carina de Góes.

bottom of page