A Voz Certa
- Carina de Góes
- 15 de ago.
- 3 min de leitura
Atualizado: 16 de set.
Oi, pessoal!
Há uma guerra por influência. Somos bombardeados por opiniões e ideias das mais variadas possíveis e poucas delas têm um embasamento que realmente nos agregue. Há muitas vozes ao nosso redor, nos direcionando para um futuro glorioso ou para a morte. Que voz tem te influenciado?
Gostaria de destacar dois momentos na vida de Pedro: um em que sua voz foi usada com sabedoria dada pelo Espírito Santo, e outro em que deu lugar ao mal, sendo usado por Satanás e como Jesus reagiu a essas vozes.
A passagem está em Mateus 16. Pedro, nos versículos anteriores, havia recebido uma revelação do Espírito Santo sobre quem é Jesus, o Cristo, o Filho do Deus vivo (v.16). Então, Cristo respondeu: "Bem-aventurado és tu, Simão, filho de Jonas! Porque isto não te foi revelado por carne e sangue, mas por meu Pai, que está nos céus."
Nos versículos seguintes, Jesus prediz sua morte e ressurreição, ensinando aos discípulos que seria necessário passar pelo sofrimento. Entretanto, Pedro o repreende, dizendo: "Nunca, Senhor! Isso nunca te acontecerá!" (v.22). Jesus então se volta para Pedro e diz:
"Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens." (Mateus 16:23)
Pedro deu voz a Satanás e lançou uma palavra de engano contra Jesus. Parecia inofensivo, parecia cuidado e amor, mas era uma voz tentadora. A tentação sugeria que Jesus não precisava sofrer. Esse mesmo engano continua ecoando hoje, dizendo que não precisamos seguir o caminho estreito.
Perguntam: "Para que se guardar para o casamento? Manter-se puro é antiquado. Para que ser fiel ao seu cônjuge? Se não está feliz, se separe. A Bíblia é ultrapassada, foi feita por homens para manipular os homens. "Dizem: "Siga o seu coração, busque a sua felicidade."
É a mesma voz da tentação no Éden, colocando o ser humano no centro: "Você pode ganhar dinheiro como quiser: usando jogos de azar, expondo seu corpo em redes sociais de conteúdo adulto, sonegando impostos porque são altos demais..."É a voz que diz: "Assista a séries impróprias ou em excesso 'não tem nada a ver'. Use descontroladamente o celular e o seu tempo. Consuma sem limites. "E sussurra: "Seu corpo não é bom. Sua vida e você não são bons o suficiente. Nem o seu Deus é."
Existem inúmeras vozes e razões que nos conduzem ao mal. Você tem dado ouvidos a alguma dessas vozes? Esse alerta nos leva a uma pergunta essencial: Que voz tem me guiado?
Jesus disse a Pedro: "Você não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens. "Isso revela uma tendência humana comum: resistir às verdades difíceis, especialmente aquelas que envolvem sofrimento ou sacrifício.
Somente por iluminação divina Pedro pôde reconhecer que Jesus era o Cristo. Mas uma iluminação ainda maior seria necessária para compreender a doutrina da cruz.
"Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá; mas quem perder a vida por minha causa, a encontrará."(Mateus 16:24-25)
Retirar Cristo de seus sofrimentos é retirar Cristo de sua missão, pois Ele só poderia ser aperfeiçoado como o Salvador de almas pela experiência do sofrimento.
"Não é a Igreja de Cristo frequentemente impedida agora por súplicas de amor, por aqueles que dizem: 'Longe de ti isto. Salva-te a ti mesmo'? Ela demonstra uma consideração amigável por nossa felicidade: 'Salva teu dinheiro, saúde, bens'."(R. Thomas)
A voz de Cristo nos mostra que há uma porção de sofrimento que cada um de nós precisa enfrentar por amor a Ele. Negar-se a si mesmo é uma tarefa árdua mas possível, pois Jesus venceu a tentação e o tentador.
Hoje, também podemos escolher ouvir a voz certa. Na escolha de obedecer à voz de Deus, há bênçãos eternas, alegria verdadeira e paz, mesmo diante das dificuldades.
Com carinho,
A Semeadora

Comentários