top of page

A Conquista Da Mente

  • Foto do escritor: Carina de Góes
    Carina de Góes
  • 6 de fev.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 11 de jun.

Oi, pessoal!


Estava assistindo uma série chinesa de época quando uma cena me chamou a atenção: uma mulher falava constantemente ao ouvido de sua senhora, dando maus conselhos e instigando intrigas contra outras pessoas. Então, pensei: mesmo que essa senhora tivesse uma mente forte, personalidade forte e convicções, pelo muito falar dessa serva mal-intencionada, acabaria sendo influenciada ou, no mínimo, ficaria em dúvida sobre as mentiras que ouviu, gerando confusão.


Essa reflexão me levou a pensar no papel do inimigo de nossas almas, Satanás. Podemos traçar um paralelo entre essa serva e ele, pois ambos lançam setas, sussurram mentiras e semeiam dúvidas em nossos corações. E ele age assim desde o Éden:


“Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: ‘Foi isto mesmo que Deus disse: Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim?’ Respondeu a mulher à serpente: ‘Podemos comer do fruto das árvores do jardim, mas Deus disse: Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário, vocês morrerão.’ ‘Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal.’” Gênesis 3:1-5

Eva foi tentada a duvidar do amor, da bondade e da autoridade de Deus. No fundo, Eva desejou retirar Deus do centro de sua vida e colocar a si mesmo nesse lugar. E esse é o objetivo de Satanás quando nos tenta: afastar Deus do trono dos nossos corações e substituí-Lo por qualquer outra coisa ou pessoa. Isso pode incluir até mesmo algo bom, como uma bênção, dinheiro, família, filhos ou até nós mesmos. Entretanto, somos tentados de acordo com nossas fraquezas e desejos.


“Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido. Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte.” Tiago 1:14-15

Somos tentados por nossos próprios maus desejos, ou seja, Eva desejava ser a dona de si. Da mesma forma, somos tentados por maus desejos. Nosso coração enganoso e cobiçoso anseia dominar.


Voltando à serva da história, ela representa nosso inimigo, que lança enganos e leva muitos a cair em suas armadilhas. Pensei, então, no poder que esses enganos podem ter quando são persistentes e sutis. O perigo é ainda maior porque nosso inimigo não é visível. Muitas vezes, sugestões são lançadas em nossa mente, como se fossem nossos próprios pensamentos. Isso não significa que todos os pensamentos sejam influências externas, mas é essencial discernir que nem todos vêm de nós mesmos.


Quero sugerir um livro que aborda esse tema de forma excelente: Campo de Batalha da Mente, de Joyce Meyer. Nele, a autora traz ensinamentos valiosos sobre a luta que enfrentamos na mente. Recomendo muito essa leitura!


Diante de tudo isso, fui lembrada de que, apesar da grande batalha que travamos no campo da mente, temos o maior e mais forte aliado: o Espírito Santo, que nos assiste em nossas fraquezas. O próprio Deus habita em todo aquele que nasceu de novo. O maior poder que existe está dentro de nós, louvado seja Deus!


“Da mesma forma, o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.” Romanos 8:26-27

Além do Espírito Santo, contamos com a Palavra de Deus. O Espírito nos faz lembrar de cada palavra vinda do Senhor. Jesus venceu o inimigo no deserto por meio da Palavra, e ela é essencial para nossa vitória. Por isso, precisamos ler e meditar nela diariamente.


“Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.” João 14:26

Temos tudo de que precisamos para viver uma vida santa e que glorifica o nome do Senhor. Além da Palavra, temos outras armas espirituais que nos auxiliam, como a oração, o jejum, a comunhão com os irmãos e os louvores. Tudo isso evidencia o grande e infinito amor de Deus por nós. Assim como Jesus venceu o pecado e a morte, nEle somos mais que vencedores.

“Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo.” 1 João 4:4

Por fim, reflita sobre seus pensamentos: eles estão alinhados com a Palavra de Deus? Jesus pensaria dessa forma? Talvez você esteja tomando decisões ou vivendo com base em pensamentos que não vêm de Deus. Te convido a permitir que o Espírito Santo te guie a pensamentos de paz e verdade.


Com carinho,

A Semeadora.






 
 
 

留言

評等為 0(最高為 5 顆星)。
暫無評等

新增評等
  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook

2021, A Semeadora por Carina de Góes.

bottom of page