top of page
Buscar

O poder da humildade

Foto do escritor: Carina de GóesCarina de Góes

O sentimento de rejeição geralmente é gerado na infância ou adolescência, como resultado de situações de injustiça que vivenciamos. Nessa fase, somos dependentes dos outros para suprir nossas necessidades em todos os aspectos, pois ainda não temos a capacidade de cuidar de nós mesmos. Quando essa expectativa é frustrada, pode surgir uma ferida emocional que, na vida adulta, leva ao uso de mecanismos de proteção do ego — barreiras criadas para evitar novas dores.


Quem se isola, busca interesses egoístas, e se rebela contra a sensatez.

Provérbios 18:1


O ato de proteger-se diante do perigo é algo natural e necessário. O adulto precisa aprender a confiar em si mesmo para isso. Existe uma medida saudável de autoestima e autoconfiança, essenciais para uma vida equilibrada. Contudo, quando esse mecanismo impede a pessoa de viver plenamente por medo, ele se torna prejudicial. Os relacionamentos nos enriquecem e são oportunidades valiosas para praticarmos o "sair de si" e, assim, expandirmos nossas fronteiras.


Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro.

Provérbios 27:17


Afinal, como podemos nos relacionar cada vez melhor conosco e com os outros? Uma das barreiras que criamos é o orgulho. No entanto, aqui nos referimos ao orgulho prejudicial, aquele que nos distancia das pessoas. Relacionar-se exige coragem, pois não foi se poupando que você cresceu. Expandir nosso tônus emocional é essencial para vivermos plenamente a vida que Jesus conquistou para nós.


Ele, porém, nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: ‘Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes’.

Tiago 4:6


O versículo de Tiago traz uma promessa do Senhor para aqueles que desejam viver inteiramente a vida de Deus: Sua graça está disponível. Essa graça é suficiente para transformar nossas falhas e imperfeições, mas é dada somente aos humildes. Como li certa vez, parafraseando, humildade não é pensar menos de si, mas pensar menos em si.

E qual é o caminho para alcançar a humildade? Reconhecer o orgulho em nós mesmos. Pare e reflita com sinceridade. Ore e peça a Deus que lhe mostre como o orgulho tem influenciado sua vida e seus relacionamentos. A honestidade e o arrependimento são as chaves para a transformação. Deus resiste ao soberbo, mas concede graça ao humilde.

Há um caminho de restauração para nossas emoções e relacionamentos, para que vivamos a alegria abundante de compartilhar a vida. E essa vida plena está disponível para você!


Com carinho,

A Semeadora.





10 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Raízes

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
camilamc.mila
camilamc.mila
Jan 02
Rated 5 out of 5 stars.

Verdade, o caminho de ser parecido com Jesus é o da humildade 👏🏼👏🏼

Like
bottom of page