Reino De Amigos
- Carina de Góes
- 31 de jan. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 11 de jun.
Oi, pessoal!
Quando pensamos em Jesus e em como Ele vivia com Seus discípulos, vemos que Ele focou Seu ministério em fazer a vontade de Deus e isso incluía ter relacionamentos. Durante três anos, Ele compartilhou Sua vida, discipulou e amou cada um deles. É até curioso pensar em quem cada um deles era, para que o próprio Deus encarnado lhes desse o privilégio de ser Seu amigo.
Em algumas ocasiões, Jesus levou apenas três discípulos consigo (Mateus 17:1-2) Pedro, Tiago e João com quem tinha uma intimidade especial. Além dos doze apóstolos, Jesus tinha outros discípulos que também poderiam ser considerados Seus amigos. Ele ficava na casa de alguns e comia com eles, naquele tempo, comer juntos era um sinal de amizade.
Jesus tinha uma amizade especial com uma família em particular: a família de Lázaro, Maria e Marta. Os três eram bons amigos de Jesus e o hospedavam regularmente. Ele ficou na casa deles durante Sua última semana antes de enfrentar o maior desafio de seu ministério enquanto estava entre nós, e em João 15 disse:
"Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos." João 15:13
Durante Seu tempo na Terra, Jesus não se manteve afastado. Ele formou amizades verdadeiras dedicando tempo, conhecimento e amor a cada um deles. Essas pessoas eram homens comuns, pecadores que às vezes metiam os pés pelas mãos, mas Jesus não se afastou deles por isso. Pelo contrário, Ele os corrigiu e continuou investindo em suas vidas.
E é isso que Ele faz conosco ainda hoje. Jesus deseja ser o nosso Amigo. Ele entregou Sua vida na cruz para que tivéssemos paz com Deus e pudéssemos ser Seus amigos. Temos nEle um amigo perfeito, que nos compreende inteiramente, não trai, não abandona no dia mau e se alegra com as nossas conquistas. Que privilégio ter esse Amigo! Entretanto, essa amizade não é uma via de mão única. Ele nos ensina que:
"Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno." João 15:14
Ser amigo de Jesus é obedecer ao que Ele nos ensina e o que Ele nos ensina está em Sua Palavra. Portanto, não se trata apenas de um sentimento, de um momento ou de uma boa atitude. Ser amigo dEle exige entregar sua vida, suas escolhas, seus fracassos e suas vitórias a Deus.
"Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço." João 15:10
Uma das consequências de permanecer em Cristo é amar não da forma como o mundo ensina, mas como Ele nos amou. Jesus não amou os discípulos nem a nós por sermos amáveis, incríveis ou perfeitos. Muito longe disso! Amar não é ter afinidade, não é apenas um sentimento, nem o resultado de uma troca. Jesus amou porque Ele é amor, e como Seus amigos, devemos buscar amar também.
"O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei." João 15:12
Os discípulos eram homens falhos, e vemos em muitas passagens como suas fraquezas eram evidentes. Contudo, com o tempo e a ação do Espírito Santo, eles se tornaram os pilares da Igreja. Entregaram suas vidas por amor a Cristo e aos irmãos. Não apenas compreenderam esse Amor, eles o viveram. Permaneceram em Cristo e em Sua Palavra, e se nós também permanecermos, podemos viver essa mesma realidade.
Resta, então, um desafio para nós: se amar é algo tão profundo e não apenas um sentimento passageiro, como posso amar verdadeiramente as pessoas ao meu redor? Tenho permanecido em Cristo e em Sua Palavra? Como posso ser um amigo ou amiga como Jesus foi? Não apenas para quem me é próximo ou com quem tenho afinidade, mas para todos aqueles que Deus escolher colocar em meu caminho?
Com carinho,
A Semeadora.

Texto maravilhoso! Quero ter muitos amigos em Deus 😍